segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Colesterol e triglicerídeos alto? Como baixá- los?

Vamos baixar esses índices!!

Olá pessoas!!

 Hoje o assunto é saúde! Sim falaremos de alimentos que nos ajudam a colocar a saúde em dia. Depois de fazer um exame de sangue vi que o  nível de triglicérides estava elevado, e não quero e não posso permitir que essa taxa fique fora do controle. Depois de muito pesquisar achei alguns alimentos que estão na minha nova dieta a favor da saúde!

Obs:  triglicerídeos são um tipo de gordura proveniente da ingestão de carboidratos e da própria gordura. Assim, ele está presente em cerca de 90% da nossa alimentação, enquanto o colesterol pode ser encontrado em apenas 10% dos alimentos ingeridos. Ainda assim, as melhores formas de baixar o nível de triglicérides não se restringem apenas à alimentação. (Site: Minha Vida) 

Comprei muitas frutas afim de comer menos doce, pois amoooo doce! Farinhas diversas para controlar fervorosamente esses índices, e trazer mais equilíbrio à minha alimentação.

Limão

Benefícios da fruta é voltada para a saúde do coração. A alta concentração de ácido nicotínico no limão protege as artérias, prevenindo problemas cardiovasculares, uma tendência para quem tem a doença. 



Abacate


Essa fruta é rica em gordura monoinsaturada, aquela considerada amiga do nosso organismo. Abacate reduz os níveis de colesterol total e eleva os de HDL. Consuma uma colher de sopa ao dia.





Laranja

Os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na fruta, diminuem os níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo, pois limitam a absorção do colesterol no intestino. Baixa os triglicerídeos, o bagaço da laranja é rico em fibras solúveis que ajudam  a baixar a quantidade de gordura no sangue.


Banana

Regula o intestino especialmente em casos de diarreia; aumentar a sensação de saciedade ajudando a emagrecer; ajudar a combater a depressão.


Morango


Ajuda a reduzir a pressão graças à procianidina, pessoas que se alimentavam de morangos tinham menos chance de infartos.





Brócolis


Rico em minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas, como ACB1B2B6K, bem como fibra alimentar, o brócolis é considerado um super alimento e de pouquíssimas calorias (100 gramas possuem aproximadamente 36 kcal)
 Os brócolis previnem alguns tipos de câncer, doenças cardíacas, osteoporose, úlceras, mutações malignas nas células, gastrite, prisão de ventre, colesterol, melhora a imunidade, é calmante, purificador do sangue, diurético, melhora os ossos e os dentes e ainda combate inflamações.


Couve


Ação DESINTOXICANTE! Reduz a celulite e o inchaço e melhorar a textura da pele. A couve é um vegetal muito rico em Cálcio, Fósforo e Ferro, minerais importantes à formação e manutenção de ossos e dentes e à integridade do sangue.



Deixo já em cubos para facilitar na hora de fazer os sucos.


Farinha de Berinjela



Eficaz no emagrecimento e diminuição dos níveis de gorduras sanguíneas, como o colesterol e os triglicerídeos. Aumenta a saciedade! Reduz a gordura corporal! Controla a compulsão por doces!!!!!!!!!!



Obs: Misture ou coma depois algum alimento cítrico para anular os radicais livres.


Farinha de maça


Fonte de ômega 3 e arginina, seu consumo auxilia na redução da pressão, contribui para a redução dos níveis de LDL-colesterol e aumento do HDL-colesterol. (2 colheres de sopa ao dia)



Farinha de uva



A farinha é composta de 76% de fibras, possui alta quantidade de flavonóides, também é antioxidante, cuja principal função é combater os radicais livres e herdou da fruta a prevenção do envelhecimento e das doenças degenerativas.
Emagrece, combate o câncer, diabetes, o colesterol e mais.
Pode ser usada em salada de frutas, com iogurte, misturadas aos sucos ou shakes. Consumir 2 colheres ao dia*

Faço uso na salada de frutas e fica muito bom.

Farinha de Uva: uma das mais benéficas!

Farinha de Aveia


A aveia diminui as concentrações de colesterol total, lipídios totais e triglicerídios de forma significativa e aumenta a fração do bom colesterol. E promove maior saciedade. 






Farinha de linhaça dourada

Alimentos rico em ômega 3, prevene doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom).  É melhor consumir moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal.

Os benefícios são vários:
CÂNCER
BAIXA DE PESO
SISTEMA DIGESTIVO
SISTEMA NERVOSO
SISTEMA IMUNOLÓGICO
SISTEMA CARDIOVASCULAR
DOENÇAS INFLAMATÓRIAS
CONDIÇÕES DA PELE E CABELO
RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
DIABETE
VITALIDADE FÍSICA



Oleaginosas

 Nozes e castanhas apresentam grande quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias, além de diversos tipos de câncer. A arginina, também presente em quantidades interessantes nas oleaginosas, atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração


Azeite

baixar colesterol

Regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas. Controlar o diabetes do Tipo 2, reduzindo a taxa glicêmica. É grande fonte de antioxidantes, como a vitamina E.

Vinho

 A ingestão moderada da bebida (uma a duas doses por dia) promove elevação de aproximadamente 12% nos níveis de HDL, colesterol bom, semelhante à encontrada com a prática de exercícios. "A maioria dos efeitos protetores do vinho tinto são atribuídos aos flavanoides, que possuem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-coagulante plaquetária"

Passei a ter uma dieta regrada devido a saúde, meu objetivo não é emagrecer, ao contrário disso. E como, com saúde não se brinca e vale a pena mudar os hábitos alimentares.
Exemplo do meu café da manhã:
• 1 copo (200 ml) de suco verde (bater 1 folha de couve-manteiga, 4 folhas de hortelã, 1 fatia de abacaxi e 1 col. (sopa) de farinha de linhaça dourada + 2 fatias de pão integral.
Troquei leite integral pelo desnatado, um dia tomo leite no outro faço o suco verde ou uma vitamina com as "farinhas"
suco desintoxicante

• 1 copo (200 ml) de suco de laranja sem açúcar com 1 col. (sopa) de farinha de linhaça dourada + 2 fatias de pão integral

Procuro fazer lanches a base de frutas e salpicando algumas das farinhas sobre as mesmas, não ultrapassando as medidas necessárias diárias, que normalmente são de 2 colheres de sopa por dia. Outra atitude que mudei foi o sedentarismo, uso o elíptico da minha mãe todos os dias.
Estou sentindo falta das guloseimas, preciso procurar algumas receitas de doces mais saudáveis e assim que testar posto aqui.







Nenhum comentário:

Postar um comentário