Estava lendo "Jornal da Cidade", de Bauru, quando vi uma matéria que me surpreendeu. E digo com ênfase, pois eu jamais havia ouvido falar numa coisa como essa "coletor menstrual", então resolvi pesquisar...
O que é?
O coletor menstrual é uma alternativa simples, prática, econômica e ecológica aos absorventes. Ele nada mais é do que uma taça feita do mesmo plástico usado em cateteres e implantes médicos (TPE) que coleta o sangue menstrual podendo ser reutilizada por até 10 anos. O coletor possui diversas opções de cabos , cores e tamanhos para maior comodidade e praticidade no manuseio.
O coletor é inserido como um absorvente interno, sendo dobrado para a inserção.A maleabilidade do material garante que assim que inserido ele retorne a sua forma original ajustando-se perfeitamente ao início do canal vaginal e formando um vácuo que impede qualquer vazamento. Para retirá-lo basta apertar a base para quebrar o vácuo e o coletor poderá ser esvaziado no vaso sanitário ou no banho, lavado e está pronto para ser inserido novamente. Ele pode ser usado por até 12h, sendo desnecessário o esvaziamento e lavagem em banheiros públicos e o incomodo de ter que carregar absorventes na bolsa.
Quais as vantagens?
· Segurança e ética: Não possui aditivos químicos como os contidos em absorventes que são responsáveis por alergias e irritação. Não tolera a proliferação de bactérias e fungos, evitando a síndrome do choque tóxico e outras infecções. Além disso, não é testado em animais. · Conforto: O coletor foi desenvolvido por ginecologistas para adaptar-se perfeitamente a anatomia e é altamente maleável por isso além de não haver risco de vazamentos, ele é confortável, podendo ser utilizado na prática de exercícios, na natação e durante a noite. Por não ser absorvente ele não interfere na umidade natural da vagina, não havendo incômodo e prevenindo também irritações.
· Diminuição de resíduos: Com o uso de apenas 2 absorventes por dia num ciclo de 4 dias, em uma década serão gastos 1.040 absorventes, porém o tempo máximo recomendado para evitar a proliferação de bactérias é de 4h. Neste caso, serão gastos 2.600 absorventes.
Mesmo lendo a matéria 2x, ainda me encontro no..."Nossa"...e tenho certeza que muita mulher também!
SCILA ALEX &